Rodas de Conversa 2

Presencial
Oferta: 25.09.2025
Rodas de conversa
4h
Centro de Culturas Negras

O repertório que nasce numa conversa

As Rodas de Conversa do Trilhas de Cultura são encontros presenciais com artistas, produtores e fazedores culturais que transformam suas vivências em repertório e inspiração. São pessoas que vieram da quebrada, da ponta, e construíram trajetórias potentes no campo da cultura.

Eles vêm compartilhar não fórmulas prontas, mas histórias reais sobre como criaram, resistiram e se afirmaram artisticamente em seus territórios. Cada roda é pensada como um espaço de escuta e troca horizontal. As conversas giram em torno de temas que atravessam a vida de quem faz cultura de forma engajada: coletividade, arte como linguagem e como vivência.

Esses encontros são momentos de fortalecimento. Você poderá amplia o olhar sobre o que é fazer cultura na cidade, se conectar com novas ideias e perceber que também tem um caminho possível a construir.

O que tem nas rodas de conversa?

Uma vivência potente para escutar histórias, refletir sobre trajetórias e fortalecer ideias culturais. Você participa de rodas, conhece pessoas incríveis e sai inspirado para tirar seu projeto do papel.

Ícone

Encontro com influenciadores

Convidados com trajetórias culturais potentes compartilham suas experiências em rodas abertas e inspiradoras.

Ícone

Inspiração

Conversas sobre caminhos possíveis para quem faz cultura nos territórios — com escuta ativa e trocas reais.

Ícone

Propostas práticas

Propostas criativas que ajudam a transformar reflexões em ideias para projetos culturais.

Ícone

Mobilização

Participar das rodas é um passo interessante para para decidir elaborar o próprio projeto com apoio de especialistas.

Alguns dos palestrantes e mediadores

Critérios de Seleção

As Rodas de Conversa serão realizadas em duas localidades. A entrada será por ordem de chegada, até o número de vagas disponíveis para o local.

Nosso objetivo é que as vagas cheguem primeiro às regiões periféricas da cidade, nos bairros que costumam ficar de fora dos grandes circuitos culturais — mas que são, para nós, o centro da arte que queremos ver florescer.

Queremos reunir participantes que carregam histórias, saberes e vontades de transformar suas vivências em projetos culturais. Por isso, valorizamos a diversidade, o pertencimento ao território e o interesse em se fortalecer por meio da escuta, da troca e da construção coletiva.

As Rodas são um convite à presença e à participação. Esperamos que cada conversa acenda ideias, desperte potências e fortaleça trajetórias. A seleção vai considerar critérios simples, com foco na inclusão, e cada território terá sua própria forma de mobilização e inscrição.

Vagas Disponíveis

250

Centro de Culturas Negras

250

Centro Cultural Olido

Novidades

Veja as novidades do nosso percurso nesta trilha